4921 Seja bem vindo ao nosso site Folha de São José dos Pinhais!

Região Metropolitana

Aeroporto Internacional Afonso Pena realiza treinamento para emergências

Publicada em 22/11/24 às 17:02h - 156 visualizações

Divulgação / CCR Aeroportos


Compartilhe
Compartilhar a noticia Aeroporto Internacional Afonso Pena realiza treinamento para emergências   Compartilhar a noticia Aeroporto Internacional Afonso Pena realiza treinamento para emergências   Compartilhar a noticia Aeroporto Internacional Afonso Pena realiza treinamento para emergências

Link da Notícia:

Aeroporto Internacional Afonso Pena realiza treinamento para emergências
 (Foto: Divulgação / CCR Aeroportos)

Nesta sexta-feira (22), o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, realizou o Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo – ESEA, um complexo e importante treinamento prático que representa, da forma mais real possível, uma situação de gravidade em local de pouso e decolagem. A ação visa aferir a efetividade dos procedimentos estabelecidos e dos meios alocados no Plano de Emergência em Aeródromo (PLEM), que funciona como um “passo a passo” em caso de situações críticas, e foi avaliada a resposta dos órgãos e organizações integrantes do referido plano para o resgate aéreo das vítimas.

O exercício simulou um acidente com aeronave, seguido de incêndio, no qual 100 vítimas (interpretadas por atores e colaboradores) foram atendidas e socorridas pelas equipes da CCR e dos órgãos públicos. Ao todo, cerca de 200 pessoas foram mobilizadas para a ação, entre atores, profissionais da administração aeroportuária, profissionais da saúde, SAMU, Bombeiros de Aeródromo, Bombeiros Militares do estado do Paraná, Polícia Militar, Defesa Civil e a Guarda Municipal de São José dos Pinhais.

Além de atender normativos da ANAC, a iniciativa é mais uma das diversas medidas preventivas que a CCR Aeroportos promove para sempre garantir os mais altos índices de segurança e de prontidão para resposta a eventuais incidentes e identificar potenciais ameaças e vulnerabilidades no ambiente aeroportuário. Isso inclui riscos relacionados a acessos não autorizados, atividades criminosas, possíveis falhas nas infraestruturas de segurança e situações de emergências, como incêndios e ataques terroristas. 

Para o gerente do Aeroporto, Eden Pisani Junior, o simulado permite aferir procedimentos e identificar possíveis melhorias. “O ESEA é uma ação de segurança para testarmos todos os protocolos do ecossistema aeroportuário em caso de acidente ou incidente aeronáutico, que nos possibilita verificar cada elo do sistema operacional, identificando os pontos fortes e possíveis aperfeiçoamentos”, conclui.

 

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 41 9.9922-9598

Visitas: 1214391
Usuários Online: 860
Copyright (c) 2025 - Folha de São José dos Pinhais
Converse conosco pelo Whatsapp!