5147 Seja bem vindo ao nosso site Tribuna Pinhais!

Brasil

Novidade em 2026, "Mostra +" do Fecapi abre inscrições para apresentações inclusivas

Iniciativa tem objetivo de incentivar a inclusão social de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência oriundas de qualquer lugar do Brasil, sem caráter competitivo

Publicada em 10/02/26 às 21:57h - 17 visualizações

Tribuna Pinhais com PMP


Compartilhe
Compartilhar a noticia Novidade em 2026,   Compartilhar a noticia Novidade em 2026,   Compartilhar a noticia Novidade em 2026,

Link da Notícia:

Novidade em 2026,
 (Foto: Divulgação/PMP)

O 15.º Festival da Canção de Pinhais (Fecapi) tem uma novidade neste ano: a Mostra+, para incentivar a inclusão de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência (PcDs). A iniciativa, sem caráter competitivo, abre a possibilidade de diferentes públicos se apresentarem no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. As inscrições estão abertas até 1.º de março de 2026, por meio de formulário on-line. 

São aceitas inscrições vindas de todo o Brasil de crianças e adolescentes de 4 a 15 anos; pessoas acima de 60 anos; e PcDs (e demais condições), independentemente do tipo e grau. Serão selecionadas três apresentações de cada categoria. Caso não haja número suficiente de inscritos, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas por participantes das demais categorias, respeitando a ordem de classificação e os critérios estabelecidos pela organização. 

Os participantes podem apresentar qualquer gênero musical, com veto a músicas com conteúdos discriminatórios, ofensivos ou que incentivem qualquer forma de preconceito. Os selecionados subirão ao palco no dia 27 de março, no período noturno. A organização não disponibilizará alojamento, hospedagem, transporte, alimentação ou qualquer tipo de ajuda de custo aos participantes. 

Mostra Competitiva

A programação do 15.º Fecapi conta ainda com a tradicional Mostra Competitiva, aberta a artistas de todo o Brasil. Nesse caso, as inscrições seguem abertas até 22 de fevereiro, pelo site do evento. A Mostra Competitiva será dividida em duas categorias: rock (incluindo pop rock, metal e suas vertentes); e mista (estilos MPB, sertanejo, samba, e outros). A disputa é exclusiva para músicas inéditas – isto é, não serão aceitas canções já premiadas em eventos com concorrência ou comercializadas com intuito de lucro. 

O regulamento, no site do evento, traz todas as informações, com destaque para a reserva de duas vagas na Mostra Competitiva para moradores de Pinhais. As apresentações da Mostra Competitiva serão em 28 de fevereiro, no Parque das Águas, com previsão de início a partir das 14h. 

O Fecapi é uma iniciativa da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), que tem como objetivo incentivar a criatividade musical; promover o intercâmbio cultural; intensificar o movimento musical no município; difundir a música como um dos meios essenciais de expressão cultural; incentivar a comunidade pinhaiense a participar de eventos musicais; e valorizar a produção musical local. 

Serviço

15.º Fecapi

Mostra

Inscrições de 9 de fevereiro a 1.º de março

Apresentações no dia 27 de março, sexta-feira, no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann.

Mostra Competitiva:

Inscrições até 22 de fevereiro

Apresentações no dia 28 de março, sábado, no Parque das Águas




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 +55 41 98800-1968

Copyright (c) 2026 - Tribuna Pinhais