A capital Palmas/TO encerrou oficialmente no âmbito da Justiça Eleitoral as eleições municipais de 2024 nessa quinta-feira, 12, com a diplomação dos eleitos e suplentes no município. A sessão foi presidida pelo juiz titular da 29ª Zona Eleitoral, Gil de Araújo Corrêa e prestigiada, por entre outras autoridades, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães.
O desembargador destacou a importância do compromisso dos eleitos com a comunidade. “O sucesso está na colaboração, neste trabalho de união e de forças. Quero parabenizar os eleitos e desejar sucesso e muita responsabilidade, com o olhar atento para a comunidade, especialmente para as pessoas mais necessitadas. É importante ter em mente que não fazemos para nós mesmos, mas para o próximo. Por isso, reforço a necessidade de doação, dedicação e responsabilidade no trabalho voltado para o semelhante”, afirmou João Rigo Guimarães.
Já o juiz eleitoral, Gil de Araújo Corrêa, ressaltou o significado do evento, que é uma representação da da vontade do povo e enfatizou o compromisso com a democracia dos mais de 209 mil eleitores da capital.
“A diplomação não é apenas um ato formal ou protocolar, mas simboliza a concretização da vontade soberana e consciente do povo manifestada nas urnas. Conduzir as eleições municipais de 2024 foi uma missão de grande responsabilidade, que viabilizou o exercício do poder político de forma legítima e transparente”, disse.
Resultados
Palmas contou com 209.524 mil eleitores aptos. Entre os 48 representantes eleitos pelos povo que receberam seus diplomas estavam o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), que foi eleito no inédito segundo turno, com 78.673 votos (53,03% dos votos válidos), o vice-prefeito Carlos Eduardo (Agir), além dos vereadores e suplentes.
Cerimônia
A cerimônia aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), teve inicio com a diplomação dos 1º e 2º suplentes, em seguida as vereadoras e vereadores eleitos, e por último, foi diplomado o prefeito e vice-prefeito, que comandará o executivo da capital.
Na sequência o discurso do vereador, Marcio Reis (PSDB), eleito com maior número de votos, um total de 2.912 mil, reapresentou os demais parlamentares. Já o discurso do prefeito finalizou o momento de falas dos eleitos em Palmas.
“As eleições terminam exatamente hoje, neste último ato da Justiça Eleitoral, até a posse. Eu desejo expressar meu mais profundo reconhecimento a toda a estabilidade jurídica, a confiança que nós temos na democracia e naqueles que nos oportunizam um pleito que eu diria,importa o que se vê nas ruas e, acima de tudo, assegurados os nossos direitos deste diploma que carrego hoje”, destacou Eduardo Siqueira Campos.
Autoridades e diplomação
Compuseram o dispositivo de honra o presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães; o juiz eleitoral da 29ª Zona Eleitoral, Gil de Araújo Corrêa; a chefe de cartório, Ana Cecilia Machado Catapan; o desembargador Eurípedes do Carmo Lamounier, representando o TJTO; o vice-governador do Tocantins, Laurez da Rocha Moreira; o promotor eleitoral Adriano Neves e o secretário da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho.
As diplomações que seguem até o dia 19, nos demais municípios tocantinenses, oficializa que os eleitos estão aptos a assumir os cargos para os quais foram escolhidos, marcando o encerramento do processo eleitoral conduzido de forma legítima e transparente. (TRE/TO)