O prefeito de Iguatu, Roberto Filho, participou na manhã desta terça-feira, 1º de [mês], de uma audiência pública proposta pela Câmara Municipal, por meio dos vereadores Pablo Neves e Liciane Oliveira, para debater a crise financeira do município provocada pelos elevados débitos judiciais com precatórios. O impacto dessas dívidas compromete a execução de serviços e investimentos públicos.
Durante a audiência, o prefeito afirmou que já apresentou uma proposta de acordo junto à Justiça para o credor de um dos principais precatórios e que já peticionou uma audiência de conciliação para buscar soluções. Ele ressaltou que o valor reclamado está muito acima da avaliação atual do terreno em questão e defendeu a necessidade de responsabilidade fiscal. "Não podemos ser irresponsáveis de pagar R$ 37 milhões por um terreno avaliado em R$ 4 milhões", disse.
Mesmo diante dos bloqueios financeiros decorrentes dos precatórios, o prefeito Roberto Filho tem conseguido manter o pagamento dos salários dos servidores em dia e dentro do mês trabalhado, além de garantir a continuidade dos serviços públicos e promover melhorias em diversas áreas da gestão municipal.
O gestor segue buscando alternativas para enfrentar a situação e minimizar os impactos financeiros sobre a administração pública.