O prefeito Rogério destacou a importância da integração entre cultura e o ensino durante a grande final do projeto “Goiânia que Canta”, realizada na tarde desta segunda-feira (25/11), no teatro da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Ao todo, 33 estudantes se apresentaram para os jurados na última etapa do concurso musical que visa estimular a prática cultural entre os estudantes da educação municipal.
“Para nós é um grande prazer poder dar essa oportunidade às nossas crianças. Espero que esse projeto continue, porque isso traz motivação aos nossos estudantes e aos pais. Eu tenho certeza que esse é um momento especial para as nossas crianças, que vão sair daqui hoje querendo aprender mais sobre música, sobre cultura, que é também uma parte importante da educação”, disse o prefeito Rogério.
O projeto “Goiânia que Canta” é um concurso musical que visa valorizar e potencializar a prática cultural por meio da música. A Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu durante o mês de novembro 283 vídeos de apresentações de estudantes divididos em três categorias: Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.
Os vídeos foram colocados para votação popular por meio do instagram @goianiaquecanta. Os 33 finalistas selecionados tiveram a oportunidade de ensaiar com uma banda profissional para a apresentação para o público na grande final. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com notebooks e tablets.
O titular da SME, Danilo de Azevedo, explica que o programa é o primeiro projeto da capital a conectar arte e educação que está previsto na Base Nacional Curricular. “Foram feitas audições em todas as escolas, na qual os estudantes e a comunidade escolar participaram. Em seguida, os selecionados participaram da votação pelo Instagram, onde os alunos se apresentavam à capela, e hoje é a grande final. É uma página rica da educação municipal em Goiânia, como para os próprios, que se descobriram verdadeiros artistas e desenvolvem novas habilidades, como se apresentar no palco”, afirma o secretário.
A estudante da Escola Municipal Dona Angelina Pucci Limongi, Emanuelly Pereira, 8 anos, é uma das finalistas do projeto. Ela escolheu o clássico “Malandragem” de Cássia Eller para a apresentação. “Eu fiquei muito feliz e foi muito legal participar. Eu agradeço minha professora por me ajudar até aqui. Se eu ganhar o prêmio, vou comemorar muito com meu pai, mas já estou muito feliz por poder cantar”, disse.
O pai da estudante, Adenildo Moraes, parabenizou a Prefeitura de Goiânia pela realização do evento e a oportunidade dos alunos mostrarem seu talento. “Minha filha gosta muito de cantar desde pititica. Agora ela está tendo a oportunidade de mostrar o seu talento. Vamos torcer para que todas as participantes tenham um futuro brilhante na escola, na educação. E se gostar de música, que tenham um futuro brilhante na música também”, desejou.
Gyovanna Victória, 10 anos, é estudante da Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig e cantou um louvor autoral. “Eu escrevi o que estava sentindo e fiz a música. Nem meus pais acreditaram, fiquei muito empolgada. Hoje tive a alegria de cantar pra tantas pessoas, ver muitas se emocionarem. É a realização de um sonho. Espero poder ter outras oportunidades como essa”, afirmou.