A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) divulgou a lista de hospitais brasileiros com unidades de terapia intensiva (UTIs) reconhecidas como de excelência. No Ceará, são quatro unidades, sendo uma pública e três privadas.
O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte é o único hospital público que aparece na lista, entre as unidades privadas, estão o Hospital Maternidade São Francisco de Assis (Crato), Hospital Oto Aldeota (Fortaleza) e Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima (Tauá).
O resultado da certificação foi divulgado nessa segunda-feira (31). A Amib considerou o desempenho de 800 hospitais monitorados pelo Projeto UTIs Brasileiras durante 2024.
O Hospital Regional do Carir (HRC) já foi Acreditado com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação por três vezes consecutivas, sendo a mais recente em novembro de 2022. A certificação mostra que a unidade atingiu os níveis mais altos de qualidade na gestão e na assistência em saúde.
O HRC atende uma população de 1,5 milhão de habitantes, dos 45 municípios da macrorregião do Cariri, formada pelas regiões de saúde de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo, Iguatu e Icó.