4921 Seja bem vindo ao nosso site Folha de São José dos Pinhais!

Brasil

Secretaria da Saúde alerta para cuidados com animais peçonhentos durante o verão

Publicada em 07/01/25 às 13:25h - 15 visualizações

Divulgação/AEN


Compartilhe
Compartilhar a noticia Secretaria da Saúde alerta para cuidados com animais peçonhentos durante o verão  Compartilhar a noticia Secretaria da Saúde alerta para cuidados com animais peçonhentos durante o verão  Compartilhar a noticia Secretaria da Saúde alerta para cuidados com animais peçonhentos durante o verão

Link da Notícia:

Secretaria da Saúde alerta para cuidados com animais peçonhentos durante o verão
 (Foto: Divulgação/AEN)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) faz um alerta à população sobre o risco de acidentes com animais peçonhentos, tanto terrestres quanto aquáticos, comuns nessa época do ano, de temperaturas mais altas. O período entre dezembro e março, marcado pela maior movimentação de pessoas em regiões turísticas, de mata e Litoral, coincide com o aumento do metabolismo e do deslocamento desses animais, motivados pela busca de alimento e reprodução.

Para evitar acidentes com animais como cobras, escorpiões, aranhas e lagartas, a Sesa recomenda a adoção de medidas simples, mas fundamentais.

Em atividades ao ar livre, como trilhas, jardinagem e passeios em áreas de mata, é essencial utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs), como botas e luvas. Além disso, as pessoas devem ficar atentas aos locais onde há risco de presença desses animais, como buracos no chão, ocos de árvores, montes de lenha e pedras. É preciso evitar tocar diretamente nesses locais. Roupas, calçados, toalhas e roupas de cama também devem ser sempre inspecionados antes do uso.

Em casa, afastar camas e berços das paredes e evitar que lençóis encostem no chão são medidas simples e ajudam a evitar que aranhas e escorpiões subam nas superfícies. Caso a pessoa encontro algum animal peçonhento, a orientação é afastar-se com cuidado, sem tocá-lo ou assustá-lo, e acionar profissionais competentes, como bombeiros, polícia ambiental ou a vigilância de zoonoses.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 41 9.9922-9598

Visitas: 1217428
Usuários Online: 843
Copyright (c) 2025 - Folha de São José dos Pinhais
Converse conosco pelo Whatsapp!