A Câmara Municipal de São José dos Pinhais empossou, em Sessão Magna no dia 1º de janeiro à tarde, a Legislatura 2025/2028. A sessão foi presidida pelo mais votado na eleição de outubro de 2024, o vereador José Possebon (Podemos).
Na oportunidade, foi eleita e empossada a Mesa Diretiva para o biênio 2025/2026. Por unanimidade, os 21 vereadores elegeram presidente o vereador Professor Wellington (PSB); o vereador Paulinho Maradona (PSD) como vice-presidente; o vereador Bira do Banco (PSD) como 1º secretário; o vereador Andrei Gondro (PSB) como 2º secretário e a vereadora Pali Valaski (PP) como corregedora.
O decano da Casa, vereador Professor Assis (União) utilizou a tribuna como orador oficial da Sessão Magna. Em sua fala, o Professor Assis recapitulou a importância histórica da divisão e alternância de poder. “A tripartição de poderes segue a teoria do filósofo francês Montesquieu (1689-1755) e é adotada pela maioria dos países, inclusive o Brasil”, explicou o decano, “o que estabelece a Constituição Brasileira são os três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – independentes e harmônicos entre si”, complementou. O professor Assis concluiu desejando que “os ideais que nortearam tantos pensadores que se preocuparam com uma sociedade mais justa e igualitária, sirvam de inspiração para todo o nosso trabalho”. Ele retorna à Casa de Leis para o 8º mandato, dessa vez, vindo do Executivo como vice-prefeito de Nina Singer.
Ao falar pela primeira vez como presidente da Casa, o Professor Wellington agradeceu aos pares pela confiança, nominando-os um a um. O presidente retomou a sua trajetória como professor há mais de 20 anos, quando começou a lecionar, aos 23 anos de idade, no Colégio Estadual Eunice Borges da Rocha, na Contenda. “O quadro e o giz me trouxeram até aqui, pela segunda vez serei um dos representantes do Legislativo de uma das cidades mais importantes do Paraná e, por consequência, do Brasil”, comemorou.
Sobre os trabalhos na nova Legislatura, o Professor Wellington destacou que terá uma responsabilidade dupla, como vereador e como presidente da Câmara Municipal. “Eu sei da responsabilidade da imensa tarefa que terei daqui para a frente”, garantiu, “contarei com os meus nobres pares, com os servidores, com os assessores, todos juntos vamos poder contribuir para que tenhamos uma São José melhor, mais justa, mais honesta, mais transparente”, apontou o presidente.
Quanto à relação com o Executivo, o Professor Wellington sinalizou no sentido de um trabalho de fiscalização sem busca de confronto. “Não é possível fazer uma democracia saudável quando um dos poderes trabalha para diminuir ou enfraquecer o outro”, pontuou o novo presidente do Legislativo Municipal.