O município de Inhuma, situado a 245 quilômetros de Teresina, foi certificado pelo Selo UNICEF edição 2021/2024. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (06) às 11 horas. No Piauí são 93 municípios que alcançaram o selo, do total de 183 que participaram.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
A certificação comprova que os municípios melhoraram mais em vacinas, permanência na escola e fortalecimento dos sistemas de proteção.O Selo UNICEF em Inhuma tem como articuladora, Lucélia Nogueira. Os trabalhos voltados para crianças e adolescentes envolvem as secretarias de Saúde, Educação, e Assistência Social.
Articuladora do Selo UNICEF, Lucélia Nogueira.
O prefeito Elbert Holanda (foto em destaque) comemorou a certificação nesta edição.
“Isso prova que nossa gestão está trabalhando para melhorar a vida dos pequenos e dos adolescentes. Só tenho a agradecer a articulação que uniu todas as equipes de saúde, educação, assistência social, e que estiveram empenhadas com o mesmo objetivo: cuidar do povo de Inhuma, principalmente das crianças e adolescentes, que é o que trata o Selo Unicef”, destacou.
Elbert assumiu a gestão de Inhuma em janeiro de 2021 quando venceu as eleições de 2020 e agora nas eleições de outubro deste ano foi reeleito juntamente com o vice-prefeito Aluízio Gonçalves.
“Vamos continuar o trabalho em todas as áreas para que tenhamos sempre destaques assim e consigamos melhorar a vida dos inhumenses”, completou o prefeito.
Os municípios reconhecidos com o Selo UNICEF se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e metal de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.Ao todo, no Brasil, são 923 cidades que conquistaram o Selo UNICEF. Nelas vivem mais de 8 milhões de meninas e meninos de 0 a 19 anos, e que avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas.
FONTE: CLIQUE AQUI