A exposição “Jogos Frutais”, da artista plástica Tânia Carneiro Leão, chega ao Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (CCMEB), em Olinda. A estreia ocorre nesta quarta-feira (18), das 17h às 20h.
Ocupando duas galerias do equipamento cultural, a mostra reúne 80 obras, homenageando a vida e a obra da artista. A curadoria é assinada por Carlos Henrique Barbosa.
Entre os trabalhos expostos, estão 20 telas pintadas com tinta acrílica. Cinco delas trazem cinco mapas oníricos de Olinda e do Recife. As outras 15 apresentam flores e frutas, de onde vem o nome da exposição, inspirado também no poema de João Cabral de Melo Neto.
Os mapas criados por Tânia Carneiro Leão homenageiam artistas como Bajado, Francisco Brennand e Vicente do Rego Monteiro, estabelecendo uma aliança com a poesia. Pela geografia pintada das cidades estão espalhados poemas de Carlos Pena Filho, de quem a artista é viúva.
Há ainda mais 60 desenhos executados a partir de técnicas e temáticas variadas na exposição, que tem um significado especial para Tânia. Afinal, o espaço cultural leva o nome de seu pai, Eufrásio Barbosa, prefeito que geriu Olinda durante o início da década de 1960.
O Mercado Eufrásio Barbosa é administrado pelo Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em parceria com a Prefeitura de Olinda. Tânia já havia exposto no espaço em 2018, quando ele foi reinaugurado como centro cultural, após reforma.
Serviço:
Exposição “Jogos Frutais”, de Tânia Carneiro Leão
Quando: desta quarta-feira (18) até 18 de fevereiro; de terça-feira a domingo, das 9h às 17h
Onde: Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa - Largo do Varadouro, s/n, Olinda
Entrada gratuita