Na 23ª Sessão Ordinária de 2025, realizada nesta quinta-feira (8), no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena, a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou importantes matérias legislativas, entre elas o projeto de lei que institui a Semana do Lixo Zero no calendário oficial do município. De autoria do vereador Jullian de Ciélio (PSB), a proposta tem como objetivo promover ações educativas, ambientais e de mobilização popular para estimular a redução e o reaproveitamento de resíduos sólidos.
A sessão teve início com o Pequeno Expediente, onde os vereadores utilizaram o tempo regimental de 3 minutos para abordarem temas livres. O vereador Vandinho Pereira (PP) denunciou o descaso da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) com as obras de esgotamento sanitário na cidade, afirmando que os serviços têm provocado buracos e lançamento de poeira em imóveis residenciais e comerciais, gerando transtornos para a população.
Em seguida, foram lidas as correspondências e proposições enviadas à Casa, como o projeto de indicação da vereadora Rita Monteiro (PSB), que institui o Festival Estudantil de Juazeiro do Norte; o projeto de lei do vereador Bilinha (PT), que torna obrigatória a instalação de ar-condicionado nos ônibus do transporte público; e o projeto do vereador Alex da Civil (PRD), que prevê a divulgação semanal do cardápio da merenda escolar nas plataformas da Prefeitura e em locais visíveis das escolas.
Na Ordem do Dia, além da aprovação da Semana do Lixo Zero, os parlamentares aprovaram o parecer prévio nº 06/2025 do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), referente à prestação de contas do exercício de 2021 do prefeito Glêdson Bezerra. Também foram aprovadas outras proposições como a criação da Alameda Santa Terezinha, de autoria do vereador Badú (MOB); a denominação do campo de futebol do Sítio São Gonçalo como Campo Cícero Araújo Pereira, proposta pelo vereador Rafael Cearense (Podemos); e a indicação da vereadora Rita Monteiro para o fornecimento de kits de higiene bucal aos alunos da rede pública. Além disso, foi autorizada a realização de audiências públicas itinerantes em comunidades do município.
No Grande Expediente, a tribuna foi ocupada por convidados que abordaram temas de relevância social. A professora Izabel Moura, presidente do Instituto Infibrece, falou sobre o Maio Roxo e a importância da conscientização sobre doenças reumáticas. Em seguida, mães juazeirenses que utilizam o serviços do Lar Amigos de Jesus, em Fortaleza, relataram o acolhimento oferecido a famílias que precisam de tratamento médico na capital. As alunas Raquel Aparecida, Anna Louise e Maria Vitória, do 2º ano do Colégio Salesiano, também usaram a tribuna e apresentaram uma proposta de feira de artigos religiosos.
Encerrando o expediente, o vereador Lukão (PSDB) alertou para a grave situação da saúde pública, destacando a morte de recém-nascidos prematuros por falta de leitos em UTIs neonatais. O parlamentar informou que buscará provas para judicializar as denúncias. A sessão foi finalizada com a leitura dos requerimentos apresentados pelos vereadores.